O Planejamento e Controle de Produção (PCP), deve ser encarado com um sistema, um sistema de processamento de informações, com elementos que interagem entre si para formar um conjunto organizado que gera algumas saídas.
Como todo sistema, além de saídas, existem entradas, recursos, controles e agrupamento de atividades (processos). Nos projetos de consultoria de PCP que realizamos, os principais processos de negócios de PCP são:
- Planejar a Demanda
Junto com a função S&OP e S&OE, e demais áreas da empresa (Marketing, Controladoria, Suprimentos, Produção) planejar a demanda de produtos acabados para próximos períodos, considerando restrições existentes.
- Planejar a Produção
Considerando o pilar de materiais do Planejamento da Produção Hierárquico (HPP), elaborar o Plano Agregado de Produção (APP), por linha de produto e o Plano Mestre de Produção (MPS) por SKU.
- Planejar a Capacidade
Agora, abordando o pilar de capacidade do planejamento Hierárquico da Produção (HPP) elaborar plano de Capacidade, ou seja, RRP para a unidade fabril e RCCP para as áreas fabris ou células de fabricação.
- Planejar Materiais
Aqui deve-se determinar estratégia de resposta a demanda, não só para produtos acabados, mas para produtos intermediários e comprados (MTS – ATO – MTO) e seus possíveis parâmetros – estoque mínimo, lote, ponto de pedido.
- Programar a Produção
Liberar, sequenciar e programar a produção, operação a operação, no tempo, desenvolvendo heurísticos que reflitam ambiente produtivo e auxiliam na obtenção de melhores resultados no chão de fábrica.
- Controlar a Produção
Aqui, após planejado e programado materiais e capacidade, deve-se executar o monitoramento e controle, para identificar e corrigir desvios ou revisitar os planos e programas de produção.
Cada macro-processo desses deve ser desdobrado, e lógica deve ser aplicada de maneira análoga.
Josadak Marçola