ALTERNATIVAS DE ORGANOGRAMAS DO PPCP – PARTE 2 DE 7

Organograma é uma figura que representa DELINEAMENTO da estrutura organizacional de uma instituição ou empresa.

O principal propósito deste modelo estrutural é mostrar os diferentes setores, cargos e funções existentes na organização e as RELAÇÕES HIERÁRQUICAS existentes entre esses elementos.

Não existe organograma certo e organograma errado. Existe organograma adequado.

Adequado ao ambiente em que se encontra inserido.

Mesmo duas empresas muito parecidas – tamanho / linha de produto / processo produtivo / mercado / entre outros fatores, não possuem organogramas iguais. Por que?

Porque apresentam culturas organizacionais, fatores ambientais da empresa, influência e força das diversas diretorias, estratégias de atuação e abordagens distintas, que refletem na arquitetura do organograma.

Para o PPCP a situação é análoga.

Por exemplo, e possível encontrar

  • Programação e controle de produção pode responder para os gerente das fábricas
  • Programação e controle de produção respondendo para Gerente de PCP global
  • Planejador de produto é encarregado da assistência técnica da linha de produto pela qual é responsável.
  • Criação de um cargo de planejador de assistência técnica para todas as linhas de produto
  • Na alternativa B, tem-se um Gerente de Supply Chain, e PPCP dividido para dois coordenadores, um de Planejamento da Produção e outro de Programação e Controle da Produção

Note que em ambos os casos acima discutiu-se os aspectos de CENTRALIZAÇÃO X DESCENTRALIZAÇÃO das atividades.

Muitas outras situações ocorrem.

Lembra de algum caso representativo? Cite aqui.

Agradeço a leitura. Se você achou esse texto útil, siga-me para receber outras postagens sobre #PCP e Gestão de Operações.

Josadak Marçola

Compartilhe:

leia também:

Assine nossa newsletter

Sobre

Categoria

Assine o Blog

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog e conteúdos exclusivos.

Todos os direitos reservados