O Planejamento Programação e Controle da Produção (#PPCP) é um sistema. Um sistema de transformação de informação.
Que recebe com entrada dados (documentos como pedido de venda / cadastro de itens / lista de materiais / desenhos / roteiros / etc) e transforma em saída planos / programas / solicitação de compras / cronogramas / etc.
Como todo sistema, possui processos / subprocessos / atividades para realizar essa transformação.
A sugestão aqui é efetuar a integração das funções e áreas.
Por que não abrir todos os processos de PPCP em subprocessos, e depois detalhar, mas detalhar mesmo, os subprocessos em atividades, e posteriormente identificar quais funções e colaboradores executam essas atividades?
Irá até descobrir que existem processos / subprocessos / atividades importantes que não são executadas, se tiver domínio pleno da área de #PCP.
E na sequência usar as atividades de cada colaborador para efetuar a DESCRIÇÃO DE FUNÇÃO.
Deste modo terá uma descrição de função abrangente, detalhada e especifica, que funciona no dia a dia , e não somente aquela descrição genérica de cargo de pouca utilidade.
E que será utilizada em Matriz de Qualificação e Competência (MCQ), Levantamento de Necessidade de Treinamento (LTN) e Avaliação de Desempenho.
A figura atachada, mostra um pequeno recorte dos templates que utilizamos, baseada numa biblioteca de processos / subprocessos / atividade de PPCP, explodida para processo de planejamento de capacidade.
As cores têm um significado (vermelho – não é feito / amarelo – feito parcialmente / verde – bem feito)
Fica a dica para a reflexão.
Agradeço a leitura. Se você achou esse texto útil, siga-me para receber outras postagens sobre #PCP e Gestão de Operações.
Josadak Marçola
#pcp
#ppcp