Ditado adequado para os dias de hoje, mas sempre atual. E falando em atual, uma série de palavras estão em todos os textos: colaboração, empatia, engajamento, adaptabilidade, entre outros.
Ahh, tem mais uma – RESILIÊNCIA. Se existe uma palavra chave para esse ditado e para caracterizar o bambu é RESILIÊNCIA.
É um termo oriundo da Física – resiliência dos materiais – propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.
Atualmente, é utilizado em diversos campos. Na psicologia, referente a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações ruins.
Nas empresas, Resiliência Empresarial, para abordar capacidade da companhias de lidar com as crises, sobreviver, e transformá-las em oportunidades.
Mas é aplicado em diversas outras áreas. Existem muitos artigos e papers de Resiliência (Ambiental, Comunitária, Biológica, Organizacional, Urbana) etc.
Resiliência, é uma mistura de persistência, perseverança, esperança, flexibilidade, adaptabilidade, que se transforma em capacidade dos entes de superarem as adversidades e saírem fortalecidos dela.
Josadak Marçola