Este ditado remete-nos ao passado, quando a palavra empenhada tinha grande valor. É uma frase irmã do “no fio do bigode”, quando o fato de falar e prometer algo já era uma condição necessária e suficiente, sem precisar de assinaturas, rubricas, carimbos, selos, etc .
Sob a ótica de Gestão de Operações, o autor Slack determinou 5 grandes critérios de objetivos desempenho, depois desdobrado em subcritérios. Um dos critérios tem tudo a ver com esse ditado – DEPENDABILITY , que significa CUMPRIR AS PROMESSAS FEITAS. No texto, notadamente as promessas relacionadas as ENTREGAS.
Na tradução feita, denominada de CONFIABILIDADE, existe os subcritérios de Pontualidade – cumprir prazos, Integridade – cumprir todas as promessas feitas, Segurança – manter seguro os bens dos clientes e Robustez – manter o atendimento mesmo que algo esteja errado.
E o que faz o cliente ter fidelidade, e retornar as compras, efetuando reiterados pedidos com a organização é o CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS FEITAS. É o critério ganhador de pedido mais importante a médio e longo prazo.
Ou seja, se não estão presentes as condições de aceitar um projeto, é melhor dizer não e manter a reputação.
Josadak Marçola