Antigamente, só se pescava com minhoca. Para tanto, o pescador, de posse de sua enxada, caminhava até o pasto, para encher sua latinha de minhocas, e depois pô-las no anzol, para pegar alguns peixes para sua refeição.
Quando a terra era boa, e estava com sorte, e era experiente, cada enxadada era uma minhoca. Com isso, logo conseguia seu intento de conseguir insumos (minhocas), junto com outros recursos transformadores – vara, linha, anzol, sambura, etc – para realizar o macro processo pescar.
Ou seja, era algo bom. Processo com eficiência e eficácia.
Atualmente, este ditado é utilizado nas empresas num contexto de problema. Quando concluiu-se a resolução de uma situação de baixo desempenho ou anomalia, lá vem outra. Pior ainda, quando tratar-se de problemas você ouvir a frase “Cada enxadada é um minhocoçu”.
Pode preparar que o problema é grande e complexo.
Mas, resolver problemas e explorar oportunidades – que pode advir de um problema – é parte da rotina diária de um gestor.
Conforme Peter Drucker, resolução de problemas leva a empresa para o mesmo patamar que estava ou deveria estar, sendo planejamento, e aproveitamento de oportunidades traz desempenho superior para a companhia.
Josadak Marçola