Esse ditado usa a pouca afinidade que os gatos domésticos tem com a água, advinda da aridez do habitat de seus ancestrais, que não permitiu que ele desenvolvesse habilidade para o contato com a água,
Assim, se de modo ACIDENTAL houve o escaldamento (água quente sobre o gato), uma experiência negativa, mesmo que em situações diferentes e preparadas – tomar um banho em água fria num calor tropical – que pode ser um experiência prazerosa, o gato cria expectativas ruins a respeito do fato.
De forma análoga se comportam os profissionais. Quando um profissional vivencia uma situação traumática, ele evitará que esse evento se repita, criando instintivamente uma barreira contra situações correlatas.
A ideia é válida, pois houve aprendizado com a experiência vivida. Denota prudência. Porém, muitas vezes, este medo que cria expectativas negativas advindas da antecipação de eventos futuros, para evitar o aparecimento de frustrações, impedindo evolução em todas as dimensões.
O fato é – os tempos são outros, o ambiente é distinto, a equipe é forma por outras pessoas, a competitividade aumentou e a tecnologia esta mais amigável e acessível.
As condições de contorno se alteraram.
Josadak Marçola