Inicio dos anos 90, eu era um supervisor de produção, e juntos com meus pares, participamos de mais um treinamento gerencial. Mais um curso. E tanto trabalho para fazer na fábrica. Olhá lá o P – Produtor falando. Daqui a pouco você vai saber o que é isso.
Mas foi um treinamento muito válido. Até hoje lembro, faço a releitura, gosto e estudo o autor desse método – Dr. Ichak Adizes. Adizes criou um modelo que define os estilos de gestão. Eles são caracterizados por 4 papeis (P – Produtor, A – Administrador, E – Empreendedor e I – Integrador).
· P = Produtor – gostam de produzir, de estar sempre ocupados e entregar resultados.
· A = Administrador –sentem prazer de organizar, e gostam de regras, sistemas e procedimentos.
· E = Empreendedor –criam e desenvolvem ideias sobre o que produzir no futuro. Gostam do risco e são energéticos e entusiásticos.
· I – Integrador – aproximam pessoas e ajudam que se sintam envolvidas. Gosta de promover contato entre pessoas ou resolver os conflitos?
Imagina se uma empresa somente com perfil do tipo:
· Um grande projeto de um importante cliente está atrasado, e chamamos os profissionais com perfil Produtor (P) para mitigar e/ou eliminar atraso. Ele consegue, mas sabe-se lá a que custo, e depois é preciso juntar todos os cacos espalhados pelo chão.
· Temos excelentes profissionais com perfil Administrador (A), ele sabe quando a empresa irá a falência e qual o valor do passivo, mas não tem energia para mudar a situação.
· Somente Empreeendedores (E), sabem que devemos estar do outro lado do rio daqui há dois anos, mas não se preocupam se será a nado, de barco, a jet-sky, ponte, etc, e já estão pensando em outros projetos sem efetivar este.
· Ou somente Integradores (I), preocupadas com a comunicação, com reuniões, em promover encontros, escutar os funcionários, e por aí afora
Uma combinação dos quatro estilo compõe o perfil de qualquer profissional. Não há combinação certa ou errada. Também, ninguém tem a plena e constante excelência nos 4 perfis. Geralmente dois perfis são maiúsculos e dois perfis são minúsculos, por exemplo PAei ou pAeI.
Geralmente, valorizamos pessoas iguais a nós, com mesmos pensamentos, crenças, valores e visão de mundo. Porém, precisamos valorizar o diferente, o contraditório, a indagação dialética, completar a equipe com habilidades distintas.
Josadak Marçola