Onde há fumaça há fogo

Um adágio popular usado para expressar que algo desconhecido já está ocorrendo, de acordo com os indícios, e logo emergirá. Paralelamente recomenda cautela, pois via de regra essa coisa misteriosa é de natureza não positiva.

A fumaça é um sinal. Sinal da existência de fogo. E esse fogo pode se transformar em um incêndio de grande proporção, que é algo indesejável.

Assim, trazendo este ditado para dia-a-dia das empresas, é possível relacioná-lo com alguns conceitos e técnicas:

  • Causa e efeito – a fumaça é o efeito, e o fogo é a causa. Mas qual a causa primária do fogo? Além de efetuar uma ação corretiva para apagar o fogo em seu estágio inicial, usar técnica como Diagrama dos 6M, Regra do 5 Porquês e Diagrama de Relações, para chegar a causa raiz e minimizar reincidência da anomalia.
  • Sistema de Medição de Desempenho – usar a fumaça como um indicador do processo de queima, que dispara uma ação no sentido de eliminar ou de manter sobre controle esse processo.
  • Gerenciamento de Risco – ao menor sinal de fumaça, disparar um plano de resposta pré-preparado a riscos para apagar os incêndios, minimizando o valor de seu impacto logo no início.

Saber apagar o fogo é tão importante quanto apagar o incêndio.

Josadak Marçola

Compartilhe:

leia também:

Assine nossa newsletter

Sobre

Categoria

Assine o Blog

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog e conteúdos exclusivos.

Todos os direitos reservados