Quem não chora não mama

E buscando ajuda do grande filósofo do futebol, Neném Prancha – “Quem pede tem preferência e quem desloca recebe”. E também – “O não você já tem”.

Voltando para Gestão Empresarial, o que esses ditados, em sua singeleza, simplicidade e visão positiva tem como mensagem?

O chorar aqui não quer dizer reclamação, lamúria ou expediente para atrair atenção alheia. Expressa movimento, ação de busca dos objetivos organizacionais e pessoais. Não se trata de ser insistente mas de ser perseverante.

Vale para empresa – esquece governo, câmbio, juros. Vale para profissional – esquece chefe, colegas, setor.

Sem relevar o ambiente empresarial e as variáveis de contorno, deve-se ter como ideia central o foco na execução.

Precisa de bons fornecedores? Busque referências, ligue para seus contatos, pergunte pelas boas feiras. Precisa inovar? Seja intraempreendedor. Monte um projeto e pergunte para teu chefe o que ele acha.

Por menos retórica e mais atitude. Menos reatividade e mais proatividade.

Chega dessa retórica de reação, sempre só falando, e falando depois do ocorrido, para justificar o passado.

Vai ter um problema ou outro, mas é melhor do que ficar parado nesse medo de sofrer que impede de tentar.

Josadak Marçola

Compartilhe:

leia também:

Assine nossa newsletter

Sobre

Categoria

Assine o Blog

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog e conteúdos exclusivos.

Todos os direitos reservados