Vou mais além. De nada adianta ter barco, ter leme, estar no lago, no rio, no mar, ou em qualquer mercado que esteja competido, se não souber para onde virar o leme.
Já pensou numa situação assim. Tem todos os recursos, todos os elementos de infraestrutura estão presentes, as condições conjunturais são adequadas, o cenário é todo positivo, mas a coisa não vai, não anda, não sai do lugar.
A empresa tem #missão, tem #visão, tem #valores, têm #recursos abundantes mas não avança.
Por que? O que está faltando?
Tá faltando alma. Falta coração. E, falando de empresa, está faltando #propósito.
O propósito é a bússola que orienta para onde seguir. É a razão de ser das empresas. É o elemento que conecta:
- missão (negócio da empresa),
- visão (objetivo),
- valores (cultura organizacional),
- estratégia (como fazer para alcançar objetivos)
- e plano de ação (detalhamento ordenado da estratégia / objetivos / metas para fazer acontecer)
Sendo um propósito verdadeiro e atingível – ou seja, muito mais do que um ajuntamento de palavras bonitas jogadas ao léu – e compartilhado de modo democrático, mobiliza, motiva, engaja e orienta as pessoas para uma direção desejável.
Se o propósito for forte e estiver disseminado na empresa todos saberão para onde virar o leme.
Ahhh. Isso vale também pra #projetos. Sempre que for estruturar e apresentar um projeto pense nesse acróstico (POMEPA – Propósito / Objetivos / Metas / Estratégia / Plano de Ação).
Josadak Marçola