De nada adianta o vento estar a favor se não se sabe para onde virar o leme

Vou mais além. De nada adianta ter barco, ter leme, estar no lago, no rio, no mar, ou em qualquer mercado que esteja competido, se não souber para onde virar o leme.

Já pensou numa situação assim. Tem todos os recursos, todos os elementos de infraestrutura estão presentes, as condições conjunturais são adequadas, o cenário é todo positivo, mas a coisa não vai, não anda, não sai do lugar.

A empresa tem #missão, tem #visão, tem #valores, têm #recursos abundantes mas não avança.

Por que? O que está faltando?

Tá faltando alma. Falta coração. E, falando de empresa, está faltando #propósito.

O propósito é a bússola que orienta para onde seguir. É a razão de ser das empresas. É o elemento que conecta:

  • missão (negócio da empresa),
  • visão (objetivo),
  • valores (cultura organizacional),
  • estratégia (como fazer para alcançar objetivos)
  • e plano de ação (detalhamento ordenado da estratégia / objetivos / metas para fazer acontecer)

Sendo um propósito verdadeiro e atingível – ou seja, muito mais do que um ajuntamento de palavras bonitas jogadas ao léu – e compartilhado de modo democrático, mobiliza, motiva, engaja e orienta as pessoas para uma direção desejável.

Se o propósito for forte e estiver disseminado na empresa todos saberão para onde virar o leme.

Ahhh. Isso vale também pra #projetos. Sempre que for estruturar e apresentar um projeto pense nesse acróstico (POMEPA – Propósito / Objetivos / Metas / Estratégia / Plano de Ação).

Josadak Marçola

Compartilhe:

leia também:

Assine nossa newsletter

Sobre

Categoria

Assine o Blog

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog e conteúdos exclusivos.

Todos os direitos reservados