Vai fazer uma reunião de apresentação de um novo projeto, como a implantação de um ERP, que mexe com a estrutura pré-estabelecida da empresa e de todos os departamentos? Que tal começar com uma música para ativar os sentimentos, preparar o espírito e ativar a criatividade!
Nesse contexto, uma música que fale de mudança é muito bem-vinda. E Lulu Santos, já abordava esse assunto em 1983, em sua música COMO UMA ONDA. “Nada do que foi será / De novo do jeito que já foi um dia / Tudo passa, tudo sempre passará / …. / Tudo que se vê não é / Igual ao que a gente viu há um segundo / Tudo muda o tempo todo no mundo”
Olha que mensagem interessante, que podemos utilizar na gestão empresarial:
- Se tem uma certeza na vida é a mudança.
- Se está fazendo igual a 10 anos atrás, é bem possível que esteja errado, ou é ineficiente, pois tantas coisas aconteceram.
- Existem mudanças de pequeno porte (melhoria contínua), de médio porte (evolução) e as mudanças revolucionárias (disruptivas)
- Esse assunto é tão relevante, que há uma área de conhecimento tratando da Gestão da Mudança, com foco no fator humano.
E se for para mudar, que sejamos agente da mudança externa e agente da nossa mudança (mudança interna). E não objeto da mudança.
Josadak Marçola
#reflexao
#gestão