Organograma é uma figura que representa DELINEAMENTO da estrutura organizacional de uma instituição ou empresa.
O principal propósito deste modelo estrutural é mostrar os diferentes setores, cargos e funções existentes na organização e as RELAÇÕES HIERÁRQUICAS existentes entre esses elementos.
Não existe organograma certo e organograma errado. Existe organograma adequado.
Adequado ao ambiente em que se encontra inserido.
Mesmo duas empresas muito parecidas – tamanho / linha de produto / processo produtivo / mercado / entre outros fatores, não possuem organogramas iguais. Por que?
Porque apresentam culturas organizacionais, fatores ambientais da empresa, influência e força das diversas diretorias, estratégias de atuação e abordagens distintas, que refletem na arquitetura do organograma.
Para o PPCP a situação é análoga.
Por exemplo, e possível encontrar
- Programação e controle de produção pode responder para os gerente das fábricas
- Programação e controle de produção respondendo para Gerente de PCP global
- Planejador de produto é encarregado da assistência técnica da linha de produto pela qual é responsável.
- Criação de um cargo de planejador de assistência técnica para todas as linhas de produto
- Na alternativa B, tem-se um Gerente de Supply Chain, e PPCP dividido para dois coordenadores, um de Planejamento da Produção e outro de Programação e Controle da Produção
Note que em ambos os casos acima discutiu-se os aspectos de CENTRALIZAÇÃO X DESCENTRALIZAÇÃO das atividades.
Muitas outras situações ocorrem.
Lembra de algum caso representativo? Cite aqui.
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Josadak Marçola