Ou, “Antes que o mal cresça, corte o pela raiz”
Ambos ditados denotam problemas. A mensagem central é – resolva os problemas no início, quando são menores, e na causa raiz, para evitar que brote novamente.
Em problemas empresariais não dá para ficar esperando que o tempo resolva. Quem resolve os problemas são as pessoas.
Se os problemas forem identificados, analisados e solucionados logo quando surgem, atuando-se sobre a causa raiz e não sobre o efeito, evitando-se que a mesma anomalia seja reincidente, muitíssimo melhor.
Desta forma, o impacto dos problemas no atingimento dos objetivos organizacionais será menor. Ou seja, se o jacaré é pequeno, é bem mais fácil de ser dominado que um imenso crocodilo do Nilo.
Uma técnica das #ferramentasdaqualidade para ser ativada neste caso é a #GUT – Gravidade, Urgência e Tendência. Serve para priorizar a resolução de problemas.
O primeiro problema a ser resolvido por qualquer gestor é determinar qual problema será solucionado.
A Gravidade é passado. A Urgência é presente. A Tendência é futuro.
Pense numa apendicite. Não é uma doença grave e crônica, mas se nada for feito pode evoluir para óbito.
Cuide da saúde da empresa enquanto é tempo.
Josadak Marçola