Este ditado remete de imediato ao conceito de melhoria contínua: “hoje melhor que ontem, e amanhã melhor que hoje”.
São as Inovações Incrementais, também chamada de Marginal ou de Sustentação, caracterizadas por pequenos acréscimos em curto período de tempo, de modo constante, com frequência elevada, conduzindo as empresas, profissionais e pessoas pra frente, na busca por melhores resultados.
Lógico que no portfólio de projetos das Pessoas Jurídicas e Pessoas Físicas, não deve haver somente projetos de inovação incremental (curto prazo), mas também projeto de Inovação Radical (médio prazo) e Disruptiva (longo prazo).
Porém, a busca pela melhoria constante – de grão em grão, as vitórias pequenas mas frequentes, trazem muito resultado de forma cumulativa e dão energia para projeto, equipe e pessoas.
Subir um degrau por por dia te leva a subir um andar a cada 16 dias, e 23 andares em um ano. Você não precisa pegar um elevador para subir. Pode utilizar a escada. Isso é melhoria contínua.
Terminando com uma frase de Ozires Silva , que tem muito a ver com melhoria contínua, “Aqueles que não pararam, avançaram tanto, que jamais puderam ser alcançados”.
Josadak Marçola