Hoje temos um combo de ditado. São ditados próximos, parecidos e complementares. Um necessita do outro para se afirmar. Devagar se vai longe tem a ver com propósito. Devagar e sempre tem a ver com processo.
O ditado ate poderia ser transformado em devagar e sempre se vai longe.
Esse ditado faz ligação direta com #MelhoriaContínua ou #Kaizen. Mais do que um conjunto de técnicas, métodos e ferramentas é uma filosofia.
Podemos representar esses ditados pela frase “Hoje melhor do que ontem. Amanhã melhor do que hoje”. Só um pouco. Um pequeno incremento.
Porém, essas ações incrementais, caracterizadas por pequenos acréscimos em curto período de tempo, de modo constante, com frequência elevada, durante longo horizonte de tempo, se converte numa distância considerável.
Transforma-se, então numa cultura, fundamentada em valores profundos como perseverança, persistência, constância, disciplina, paciência e trabalho para encontrar um propósito, que está distante, mas um dia chegará.
E para finalizar, incorporando o conceito de #vantagemcompetitiva, vamos citar uma frase de Ozires Silva (Embraer), que tem tudo a ver com este post “Aqueles que não pararam, avançaram tanto, que jamais puderam ser alcançados”.
Josadak Marçola