Ou melhor “Macaco experiente não põe a mão em cumbuca”. Uma pessoa pode ter idade avançada, e não ser experiente em determinados assuntos, por não ter vivenciado situações correlatas ao tema.
A tomada de decisão é o ponto central do trabalho do gestor. A todo instante ele esta tomando uma série de decisões, inerentes ao nível hierárquico que esta inserido – estratégico, gerencial, operacional.
Por exemplo, ativar uma nova planta fabril, instalar segundo turno ou fazer hora extra no final de semana para atender uma encomenda.
Mais importante que a tomada de decisão é o processo decisório. Se o processo decisório é bom a tomada de decisão é boa.
Independente do processo decisório, há sempre 7 elementos: 1 – Estado da natureza 2 – TOMADOR DE DECISÃO 3 – Objetivos 4 – Preferências 5 – Situação 6 – Estratégia 7 – Resultado.
O Tomador de Decisão é ponto central nesse processo e influencia grandemente na construção, avaliação e escolha de alternativas, e por consequência no resultado obtido.
Sendo um tomador de decisão mais experiente, que já levou muito tombo, e aprendeu com os erros, ajustará o processo de decisão baseado nesses calos que a vida lhe deu.
Josadak Marçola