Se alguém de fora da organização chegar e afirmar – “existe um grande problema de comunicação nesta empresa”. Qual a probabilidade dele acertar? Grande chance.
A maioria das empresas, tanto em seus processos rotineiros, quanto em projetos de melhoria e inovação, apresenta deficiências na comunicação. Por que?
Um dos motivos é que todo mundo quer falar, ninguém quer escutar. Mesmo se não tiver nada a dizer.
Charlie Brown Jr. abordou esse assunto em sua música SENHOR DO TEMPO. “Eu não sou o senhor do tempo, mas eu sei que vai chover / ….. / O tempo passa e um dia a gente aprende / Hoje eu sei realmente o que faz a minha mente / Eu vi o tempo passar, vi pouca coisa mudar / Então tomei um caminho diferente / Tanta gente equivocada faz mau uso da palavra / Falam, falam o tempo todo, mas não tem nada a dizer /…. / Na maior moral Charlie Brown!”
E quando ouve, só ouve, e não escuta.
Ouve, não prestando atenção na mensagem emitida pelo emissor, olhando para o computador, ou vendo novidades no celular, e já pensando, na resposta que ele, como receptor vai dar.
Já escutar é mais do que ouvir. Não é uma ação isolada do aparelho auditivo, mas um fenômeno que envolve o corpo todo. Exige concentração, atenção e esforço intelectual, no que está sendo falado, para posteriormente, processar a mensagem, e interagir com uma resposta condizente.
Escutar é fundamental no processo de comunicação. Gera reciprocidade.
Josadak Marçola
#reflexao
#gestão