Música sensacional de Renato Russo, chamada “Por enquanto”, cantada por Legião Urbana mas também por Cássia Eller, que fala da finitude de um relacionamento amoroso que deixou boas lembranças.
Um pequeno trecho da música é “Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar / Que tudo era pra sempre / Sem saber / Que o pra sempre / Sempre acaba!”
Acontece também nas empresas. E com os profissionais.
O pra sempre, sempre acaba.
O emprego não é pra sempre. Você pode ser demitido ou pedir demissão. O cargo não é para sempre, pois você pode ser promovido. A cidade na qual você trabalha não é pra sempre, porque você pode ser transferido e promovido.
Organograma muda todo ano. Layout tem rearranjo físico com certa frequência. Alta direção de tempos em tempos é trocada. Novos aplicativos e softwares são incorporados a solução.
O produto que foi lançado há 2 anos atrás, e que foi um sucesso, precisa ser descontinuado, pois seu ciclo de vida está chegando ao fim.
E é melhor que você tome a decisão de retirá-lo do mercado, antes que o mercado o faça, e pegue a tua empresa de supressa.
Nada é pra sempre, mas aproveite enquanto dure, e seja agente para identificar e ativar o fim de um ciclo.
Josadak Marçola.
#reflexao
#gestão