Não adianta chorar o leite derramado

É um provérbio que se remete ao passado. Fato ruim que aconteceu no passado. Decisão equivocada que foi tomada no passado. Relacionamento tóxico que não desfeito a tempo.

E aí, não adianta usar aquelas frases; “ahhh se eu tivesse feito isso”, ou “ahhh, se tivesse ocorrido aquilo” Já foi . Passou. Pare de reclamar.

Na se culpe pelo erro. Perdoe-se. Não se deprima por um excesso de passado. Pense que foi um investimento de aprendizado. E procure não errar de novo no mesmo quesito.

Para tanto, reveja o processo decisório (pessoal, profissional e empresarial). Encare a tomada de decisão, escolha de uma alternativa, e renúncia de várias outras, como um processo decisório (entrada – transformação – saída)

Veja que existem dados, informação (conjunto de dados tratados), partes interessadas, software, hardware, propósito, visão, objetivos e uma série de outros elementos em interação, para que a tomada de decisão seja cada vez melhor.

Também não se esqueça, que nesse mundo VUCA (“volatility uncertainty complexity ambiguity”), que vivemos atualmente, o ambiente é cada vez mais complexo e por consequência as decisões mais complexas também.

Nada se chorar. O leite já caiu mesmo.

Josadak Marçola

#vuca
#processodecisorio

Compartilhe:

leia também:

Assine nossa newsletter

Sobre

Categoria

Assine o Blog

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog e conteúdos exclusivos.

Todos os direitos reservados