Desde que o mundo é mundo, o ser humano pensa que suas dores são únicas, maiores do que a dos outros e o que importa é seu próprio bem estar, seus interesses, suas vontades e seus caprichos.
Estão centrados apenas em si mesmo. Estão debruçados no próprio ventre, admirando seu próprio umbigo.
E com as empresas?
Deslocando-se agora para o ambiente empresarial, e olhando este ditado não sob a ótica do egoísmo, mas do #benchmarking, lembro-me de uma empresa multinacional que trabalhei, no qual a maioria dos eventos e a análises comparativas eram somente internos.
O chamado #benckmarkinginterno. Entre setores, departamentos, empresas e divisões.
Não olhando pra fora, perdeu-se oportunidade de fazer #benchmarkingfuncional, mesmo que em setores diferentes mas eloquentes. Assim:
– quer #inovação – acesse os indicadores da 3M, BASF, DOW.
– quer #segurançadotrabalho – veja indicadores e práticas da DUPONT.
– quer melhorar #logisticadedistribuição – olhe os indicadores e modelos das empresas de distribuição de jornais e revistas.
Como dizia meu orientador – “Essa disciplina você já conhece. Faça uma que se relaciona com a tese, mas na qual tem pouco domínio”
O mais do mesmo agrega pouco em termos de conhecimento.
Josadak Marçola