Olhando para o próprio umbigo

Desde que o mundo é mundo, o ser humano pensa que suas dores são únicas, maiores do que a dos outros e o que importa é seu próprio bem estar, seus interesses, suas vontades e seus caprichos.

Estão centrados apenas em si mesmo. Estão debruçados no próprio ventre, admirando seu próprio umbigo.

E com as empresas?

Deslocando-se agora para o ambiente empresarial, e olhando este ditado não sob a ótica do egoísmo, mas do #benchmarking, lembro-me de uma empresa multinacional que trabalhei, no qual a maioria dos eventos e a análises comparativas eram somente internos.

O chamado #benckmarkinginterno. Entre setores, departamentos, empresas e divisões.

Não olhando pra fora, perdeu-se oportunidade de fazer #benchmarkingfuncional, mesmo que em setores diferentes mas eloquentes. Assim:

– quer #inovação – acesse os indicadores da 3M, BASF, DOW.
– quer #segurançadotrabalho – veja indicadores e práticas da DUPONT.
– quer melhorar #logisticadedistribuição – olhe os indicadores e modelos das empresas de distribuição de jornais e revistas.

Como dizia meu orientador – “Essa disciplina você já conhece. Faça uma que se relaciona com a tese, mas na qual tem pouco domínio”

O mais do mesmo agrega pouco em termos de conhecimento.

Josadak Marçola

Compartilhe:

leia também:

Assine nossa newsletter

Sobre

Categoria

Assine o Blog

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog e conteúdos exclusivos.

Todos os direitos reservados