É muito comum nas empresas manufatureiras o Planejamento e Controle da Produção (PCP), considerar somente as dimensões Clientes e Produtos Acabados nos seus objetivos e esforços.
Dedicam grande atenção a dimensão cliente (nível de serviço, pontualidade, OTIF, OTD) e produto acabado (estoque, insuficiência), que esse cliente recebe.
Claro que a empresas existe porque existem clientes, e que o processo de atendimento de pedidos é o processo de negócio mais importante da companhia, porém…..
É importante considerar outras dimensões nesse processo de transformação, ou seja:
- Dimensão 1 – Material – estoques e aquisição e relação com fornecedores
- Dimensão 2 – Recursos Produtivos (máquinas / equipamentos / mão de obra) – utilização dos recursos e capacidade produtiva
- Dimensão 3 – Produto Acabados – materiais fabricados pelos recursos produtivos e transformando-se em produto acabado
- Dimensão 4 – Cliente – recebendo os produtos acabados e fechado o ciclo.
Um bom Plano Mestre de Produção (MPS) deve considerar todas essas dimensões.
Josadak Marçola