Você já deve ter se deparado inúmeras vezes – aqui mesmo no Linkedin – contrata pelo conhecimento técnico e demite pelo comportamento.
Ou as funções demandam hard skills (competências técnicas) e soft Skills (competências comportamentais).
Mas como fica isso no Planejamento e Controle da Produção (PCP)?
Um bom profissional de PCP – planejador mestre, planejador de encomendas, planejador de materiais, programador da produção, controlador de produção, etc – deve ter:
Os Conhecimentos Técnicos devem ser estruturados como sequência abaixo, com alguns pequenos exemplos:
- produto / processo – da empresa na qual atua
- conceitos – demanda dependente, independente, lista de materiais multinível, hierarquia do planejamento da produção, unidade de planejamento, horizonte de planejamento, sistemas produtivos, layout, etc….
- métodos – produção empurrada – puxada, nivelamento da produção, estratégia de resposta a demanda, etc.
- técnicas – MRP / MRP II / Kanban / Cronogramas / OPT, etc.
- ferramentas: ERP / MES, etc
- simulação: Planejamento e Programação Avançado (APS), Sistema de Apoio a Decisão (SAD – DSS)
Como competências comportamentais é necessário que possua:
- Análise e visão sistêmica
- Capacidade de Integração
- Capacidade de articulação, negociação e comunicação
- Trabalho em equipe
- Proatividade
- Criatividade e inovação
Essas competências são complementares e não excludentes, e ambas são importantes para o profissional de PCP.
Josadak Marçola