PCP Planejamento da Capacidade: RRP, RCCP e CRP

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) têm dois pilares: o pilar de Materiais e o pilar da Capacidade.

A relação e interação entre esses planos – materiais e capacidade – ocorre a todo instante, nos 3 níveis de de Planejamento da Produção Hierárquico (HPP).

Veja a figura abaixo. Trata-se de um caso real de planejamento da capacidade numa empresa metal mecânica, layout funcional, com produção sob encomenda. Têm-se:

  • #RRP – Planejamento das Necessidades de Recursos (RRP)

Aplicado para a empresa toda. Mas pode ser utilizado para caso de empresa que possui várias unidades fabris, e deseja-se planejar a capacidade para o grupo de empresas. Visão de 12 meses, rolante, unidade de planejamento mês.

  • #RCCP- Planejamento Bruto da Capacidade (RCCP)

Abordando áreas fabris que compõem a unidade fabril. Note que para o caso em questão, no nível 1, a carga versus capacidade esta balanceada, mas esta área fabril apresenta ociosidade para este mix de produto. Visão de 12 meses, rolante, unidade de planejamento mês / semana.

  • #CRP – Planejamento dos Recursos de Capacidade – #Carga-Máquina (CRP)

Detalhando recursos produtivos e máquinas, e sendo obtido após programação da produção considerando capacidade finita. Unidade de planejamento horas / dia, rolante, e horizonte de planejamento é função de da nervosidade do sistema produtivo.

Fundamental que haja coerência vertical na desagregação (top-down) e agregação (bottom-up) dos planos.

Josadak Marçola

Compartilhe:

leia também:

Assine nossa newsletter

Sobre

Categoria

Assine o Blog

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações no blog e conteúdos exclusivos.

Todos os direitos reservados