Vivemos num mundo repleto de siglas. As siglas são aplicadas quando um termo um composto por várias palavras, for repetido várias vezes ao longo do texto e for de conhecimento publico para facilitar o processo de comunicação.
Neste sentido, na área de conhecimento de Planejamento e Controle de Produção também esta embarcada nesse conceito, apresentando algumas variações. Ou seja:
- PCP – Planejamento e Controle da Produção
O primeiro termo, Clássico. A maciça maioria dos livros, artigos científicos e departamento utilizam esse nome. Curto e completo. Entende que programação é um plano detalhado e que materiais é um recurso transformado dentro do modelo de produção.
- PPCP – Planejamento, Programação e Controle da Produção
Promove a palavra programação para compor o nome da área. Sigla mais recente, que objetiva dar ênfase a atividade de sequenciamento e programação, que possui outra importância atualmente em razão do aumento do mix de produtos e produção sob encomenda.
- PPCPM – Planejamento, Programação e Controle da Produção e de Materiais
De modo análogo, promove materiais para o nome, para formar a sigla. Pretende realçar a importância do planejamento e controle de materiais e produção.
- PCO – Planejamento e Controle de Obras
Utilizado por empresas projetizadas, que atuam em segmentos de construção civil e montagem industriais, no ambiente puramente ETO.
- PCE – Planejamento e Controle de Estoques
Termo aplicado a função em empresas de varejo e serviços, que não possui o processo de transformação físico de materiais em produto acabado.
Independente do nome, é importante utilizar o PCP baseado em fundamentos, conceitos, técnicas, métodos e simulação, além de adaptação ao ambiente produtivo e competitivo da empresa
Josadak Marçola