Nos nossos projetos de estruturação do Planejamento Programação e Controle da Produção (#PPPC), fazemos mais do que a descrição de cargo dos colaboradores desse departamento.
Fazemos a descrição de função e atividades de cada funcionário.
A descrição de cargo é abrangente e genérica. Já a descrição de função é específica.
Assim, se numa empresa que tem vigente uma padronização de cargos como Analista de #PCP – Jr / Pleno / Sr – as atividades desenvolvidas por planejadores mestres / planejador de encomendas / planejador de materiais / programador de produção são muito diferentes.
Logo, seja para montar um plano de cargo e salários, e principalmente para elencar as atividades a serem executadas nos diversos processos de negócio que o colaborador participa, como responsável direto, aprovador, consultado ou informado (#MatrizRACI) é pouco efetiva.
A sugestão é amarrar as atividades, de forma detalhada, ao subprocessos e processos de negócio. Por exemplo planejamento da capacidade > carga máquina (CRP) > cadastrar calendário de trabalho para cada recurso produtivo (Veja seção 5).
Ou seja, deve haver INTEGRAÇÃO FORTE entre #BPMN – #SIPOC – Matriz RACI – Matriz de Competência e Qualificação (#MCQ) – Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNT) – Avaliação de Desempenho.
E isso é uma grande carência nas empresas.
Além disso é recomendado:
- Elencar a dimensões gerais e especificas do cargo
- Desenhar organograma posicionando a função (nível hierárquico e pares)
- Explicar desafios da função
- Explicitar requisitos necessários para o bom desempenho da função
A figura mostra um exemplo de uma descrição de função, com recortes, para cargo de supervisor de PCP, e estrutura geral de um template para preenchimento adequado desse documento.
Nos posts futuros mais informação sobre este tópico.
Josadak Marçola