Um ditado que pode ser utilizado nas empresas para diversas situações, mas o foco aqui é nas atividades de fornecedor-cliente externo e interno.
A ideia central deste provérbio, aplicada a essa situação, significa que não devemos deixar que um produto não conforme (roupa suja) seja expedido de nossa empresa para o cliente. Quando tal situação ocorre, como nos casos de recall, o custo de retrabalho e de imagem é grande.
Sob a perspectiva das relações cliente-fornecedor interno, onde a etapa posterior do processo é cliente da etapa anterior, ação correlata deve ocorrer. Ou seja, deve-se resolver os problemas de qualidade o mais cedo possível, evitando que ele avance para as áreas posteriores (clientes internos).
Descobrir e corrigir o problema no início e internamente, reduz custo, economia tempo e recurso, evita ruídos, e fortalece as interfaces entres setores e departamentos.
Não se trata de esconder os problemas, mas de corrigi-los, passando a bola redonda para a próxima etapa.
Josadak Marçola
#cadeiadesuprimentos
#cliente-fornecedorinterno
#qualidade
#qualidadetotal