Como diz Michel Jordan – “talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonato”.
Uma andorinha tem a capacidade de voar, pode ter o livre arbítrio de voar para onde quiser e quando quiser, mas só não traz o prenúncio e nem a certeza da chegada do verão. Já um grupo de andorinhas sim. Tem mais força, energia, mobilização, capacidade de avançar por mais tempo.
No bojo tem um conceito relevante – massa crítica. Termo importante para promover inovação e mudança interna na companhia, ou seja, quando há uma quantidade suficiente de profissionais no ambiente empresarial para promover e sustentar o projeto de transformação.
O trabalho em equipe ocorre quando várias pessoas trabalham juntas para realizar uma tarefa, cada qual com sua função, mas com um só objetivo, compartilhando sucessos e fracassos. Quando o time ganha todos ganham, quando perde todos perdem.
É uma competência (soft skill) fundamental, e no bojo traz outras competências, como: administração de conflitos, comunicação, proatividade, planejamento, confiança.
Mesmo nesse mundo de Indústria 4.0 e Inteligência Artificial, o fator humano e suas relações são preponderantes para empresas avançarem.
Josadak Marçola